sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sala dos 2 anos - Esquema corporal (o rosto - sentidos)

Importância do corpo e conceito de esquema corporal
O corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças. Ela passa a distingui-lo em relação aos objectos circundantes, observando-os e manipulando-os.
O desenvolvimento de uma criança é o resultado da interacção de seu corpo com os objectos do meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo onde estabelece ligações afectivas e emocionais.



Canção dos Sentidos
“Meus olhinhos são p'ra ver,
Meu nariz é p'ra cheirar,
Minha boca é p'ra comer,
Meu ouvido é p'ra escutar,
Minhas mãos pequeninas, são para te poder tocar
É tão bom estar contigo e poder-te abraçar!"



Pois bem, na semana passada iniciamos as nossas actividades sobre o esquema corporal (rosto: localizar os olhos, ouvidos, nariz e boca e indicar quais as suas funções).

Utilizamos a música anterior, que ensinamos às crianças e fomos conversando sobre a temática.

A seguir mostramos algumas das actividades realizadas sobre o tema:
Criamos dois puzzles, onde apenas estava o rosto e as crianças tinham de colar os olhos, ouvidos, nariz e boca nos respectivos lugares. Uns narizes ficaram ao contrário, alguns olhos ficaram atravessados e a boca de "pernas para o ar", mas todos colaram nos locais certos.




Nesta actividade, as crianças tentaram desenhar (localizar com lápis de cera, será o mais correcto) nos devidos locais, os olhos, o nariz e a boca.


Aqui, com a nossa ajuda para aplicar a cola, colaram os olhos, o nariz e a boca nos respectivos locais.


Eles divertiram-se imenso!



É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela adquire a imagem do seu corpo, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que a criança comece a conhecer: o corpo, os órgãos e as suas funções, e ao ter esse conhecimento ela poderá interagir.

Estas actividades estimulam:
- a psicomotricidade;
- atenção e concentração;
- o conhecimento do corpo;


O que é a Psicomotricidade?
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das actividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da acção, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afectividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Na Educação de Infância, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objectivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

1 comentário:

  1. De facto eles devem ter gostado, pelo menos o meu filhote cantou a canção em casa, se bem que nós não sabiamos o que era. Agora sim, já sabemos e tb vamos cantar.

    ResponderEliminar